Entenda como funciona a conta conjunta

  • Google+
  • LinkedIn

Veja também quais as vantagens e as desvantagens de ter uma conta corrente com outra pessoa

Entenda como funciona a conta conjunta



Existe uma conta bancária que pode ter dois correntistas ao mesmo tempo, sabia dessa? Chamada de conta conjunta, ela tem as mesmas funções de uma conta corrente comum, mas permite que duas pessoas controlem todo o dinheiro e todas as transações feitas neste mesmo lugar.

Quem pensa em abrir uma conta conjunta precisa conhecer as duas opções oferecidas pelos bancos: a conta solidária e a conta simples, ou não-solidária. Veja as principais diferenças entre elas:

Conta conjunta solidária

Aqui, qualquer um dos titulares consegue movimentar o dinheiro e fazer operações sem precisar da aprovação do outro correntista para usar o dinheiro.

Conta conjunta simples ou não-solidária

Nesse caso, os dois titulares precisam aprovar as transações um do outro. Ou seja, não dá para fazer um pagamento ou uma transferência sem que o outro saiba e aprove a operação.

Como abrir uma conta conjunta

A única diferença entre abrir uma conta corrente normal e uma conta conjunta, é que nessa você precisará levar os documentos das duas pessoas que estão abrindo a conta conjuntamente. Além disso, os dois titulares da conta precisarão assinar os papéis para abertura da conta.

O que avaliar antes de abrir uma conta conjunta

Veja se você está preparado para ter uma conta no banco com outra pessoa. Tente responder a essas perguntas: um sabe qual o salário do outro? Já fizeram um orçamento do mês juntos? Sabem dos gastos e das contas que cada um costuma pagar? Estão dispostos a dividir o dinheiro? Além disso, saiba que vocês vão precisar de mais disciplina e controle com esta conta porque os dois poderão gastar ao mesmo tempo. Confira o que mais você precisa saber antes de abrir essa conta:

1. As cobranças podem aumentar



A conta conjunta abre espaço para o outro titular controlar exatamente tudo que você faz com seu dinheiro. Nessa hora, surgem as cobranças para economizar mais ou comprar algo que você não quer tanto assim. Mesmo se você acredita que não terá problemas com esse tipo de atitude, procure definir um valor médio para cada um gastar no mês ou economizar.

2. O parceiro saberá tudo que você gastou

Para quem gosta de liberdade ou prefere não dar satisfações, a conjunta pode ser uma má ideia porque informa todos os gastos do outro. Se você não se sente bem com essa situação, talvez seja melhor continuar com uma conta exclusiva.

Se vocês decidirem abrir a conta juntos, clique aqui e veja como pedir a sua.



Como fechar uma conta conjunta

Isso depende do contrato, mas no geral só é permitido o encerramento com um pedido assinado por todos os titulares. Porém, existem exceções. Se você quiser fechar a conta e não conseguir porque o outro titular não assinou o papel, precisará de uma notificação extrajudicial solicitada por um advogado. Esse documento deverá explicar que você não deseja mais ter a conta, então você deixará de ser um dos titulares.

E se o outro titular da conta conjunta morrer?

Nesse caso, você continua tendo acesso à conta, mas deve informar o banco o quanto antes, levando a certidão de óbito. Se você também for o titular, continuará com ela, mas caso seja apenas o adjunto, terá que abrir uma nova conta e transferir o que for seu direito. Mas saiba que se a conta for do tipo solidária, os ativos passam do falecido aos descendentes, e não para o titular.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.