Conta Corrente: O que é? Como funciona? - Konkero

Conta Corrente: O que é? Como funciona?

Veja tudo o que você precisa saber sobre conta corrente e entenda como você pode ter a sua!

A conta corrente é um tipo de conta que os bancos oferecem aos seus clientes. Nesta conta, é possível enviar dinheiro para outras contas, receber valores, agendar e realizar pagamentos, inclusive por meio de débito automático, e ainda, guardar o seu dinheiro. Ou seja, é uma conta indicada para pessoas que possuem uma movimentação financeira frequente e que precisam de praticidade, uma vez que essa movimentação financeira faz parte de seu dia a dia. Nesta matéria, veja tudo o que você precisa saber sobre conta corrente.

Como funciona uma conta corrente?

A conta corrente é uma boa opção para não deixar o seu dinheiro na sua casa ou andar com grandes quantias na rua, por exemplo, correndo o risco de ser roubado. Trata-se de uma forma segura de guardar o dinheiro, deixando que o banco seja responsável por ele, e ainda fazer movimentações financeiras sem muita dificuldade.

Para isso, algumas taxas podem ser cobradas, como a tarifa para TED e DOC, cobrada a cada transação feita, e a taxa de manutenção, cobrada mensalmente. Além disso, é comum que os bancos disponibilizem um crédito pré-aprovado, chamado cheque especial, que pode ser utilizado pelo titular da conta. Porém, a quantia que for utilizada deve ser devolvida, e com juros.

Apesar disso, é comum que outros serviços sejam gratuitos e ilimitados, como transferências entre contas do mesmo banco, saques, além de um cartão de débito, com o qual o titular poderá pagar suas compras com o dinheiro que está em sua conta corrente. O banco também pode conceder ao seu cliente talão de cheque e cartão de crédito.

A conta corrente é identificada com o número da agência onde foi aberta, e o número da própria conta. Em geral, o número da agência é formado por 4 dígitos, podendo conter um dígito verificador, separado dos demais números com um traço, e o da conta, varia de banco para banco, também contém um dígito verificador.

Quem pode ter uma conta corrente?

Para abrir uma conta corrente, é preciso antes saber quais são os tipos desta conta que os bancos oferecem. Há a conta corrente para pessoas físicas (PF) e para pessoas jurídicas (PJ), ou seja, para empresas ou microempreendedores individuais, além da conta conjunta.

Os requisitos para abrir uma conta corrente pessoa física são:

  • Ter mais de 18 anos de idade, ou, se tiver entre 16 e 18 anos incompletos, estar acompanhado dos responsáveis no momento de abertura da conta;
  • Ter renda comprovada;
  • Não ser negativado – embora não seja uma obrigatoriedade, alguns bancos podem se recusar a abrir a conta corrente para um negativado, visto que o risco de inadimplência é considerável.

Já para abrir uma conta corrente pessoa jurídica, é preciso que a empresa esteja formalizada, com inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). A vantagem de abrir uma conta PJ é que você poderá separar as suas finanças pessoais das do seu negócio, o que te ajudar a se organizar melhor financeiramente.

Para abrir uma conta conjunta, é necessário ter um parceiro com o qual você dividirá a conta, como um cônjuge, parente ou sócio. As duas pessoas são os titulares, podendo colocar ou tirar dinheiro na conta. Assim, os requisitos são os mesmos da conta individual.

Como abrir uma conta corrente?

Para abrir uma conta corrente tradicional, em um banco, é preciso que você compareça a uma agência do banco de sua escolha com os documentos necessários: leve RG, CPF e um comprovante de residência em seu nome, vias originais e cópias simples. Além disso, as instituições financeiras podem exigir outros documentos, como comprovante de renda ou a declaração do Imposto de Renda. Portanto, antes de se dirigir à agência, verifique no site do banco quais são os documentos necessários, para não perder a viagem.

Ao escolher uma agência, ela será a agência da sua conta. Assim, em determinadas situações (para fazer alguma solicitação presencial ou resolver um possível problema com a sua conta) , você não poderá ir a qualquer agência, mas sim, na agência da sua conta. Por essa razão, é importante escolher uma boa agência, que seja de fácil acesso para você e te ofereça um bom atendimento.

Outra maneira de abrir uma conta corrente é pela internet. Alguns bancos, atualmente, possibilitam que o cliente faça o processo de abertura pelo site da instituição, o que garante mais conforto e praticidade. Além disso, hoje também existem as contas digitais, gerenciadas pelos bancos digitais, e que oferecem inúmeros benefícios, como isenção de anuidade e demais tarifas, menos burocracia, entre outras vantagens. Nelas, tudo deve ser feito digitalmente, e os saques são disponibilizados em caixas 24h.

Veja também!