Conta corrente: o guia definitivo - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Conta corrente: o guia definitivo

Conheça o guia definitivo da conta corrente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Um dos serviços financeiros mais utilizados no mundo é a conta corrente, disponibilizada pelos bancos e outras instituições financeiras. É nela que o cliente pode guardar o seu dinheiro e gastá-lo usando um cartão de débito, sem precisar ter a quantia em espécie em mãos.

Atualmente, muitas empresas fazem o pagamento dos seus funcionários depositando-o em uma conta salário ou em uma conta corrente, por isso, é importante ter uma dessas duas contas, para receber o salário de maneira mais fácil e prática, além de segura.

Confira agora o guia definitivo da conta corrente e tire todas as suas dúvidas sobre esse produto usado em todo o mundo.

Conta corrente: como funciona

A conta corrente é uma conta onde você pode colocar o seu dinheiro e movimentá-lo como você quiser. Ao abrir essa conta, o titular recebe um cartão de débito, pelo qual ele pode gastar o dinheiro que está depositado na sua conta.

Ter uma conta corrente é uma maneira de manter o seu dinheiro seguro, longe de quem possa roubá-lo, e enquanto você guarda ele em um lugar mais seguro – com o banco ou instituição financeira -, você ainda pode utilizá-lo com o cartão ou por meio de outras transações, como transferências entre contas da mesma instituição ou de instituições diferentes.

Para ver quanto você tem na sua conta, você pode acessá-la pela internet – internet banking -, informando os números da sua agência e conta, e colocando a senha eletrônica que foi cadastrada após a abertura da conta. Você também pode acessá-la pelo aplicativo no smartphone, caso o seu banco tenha um app que permita isso, ou, ainda, ligando para o seu banco.

Pela internet e também pelo aplicativo, é possível tirar um extrato da sua conta e ver todas as movimentações que já foram feitas. Assim, caso você tenha usado o seu cartão em uma compra, o valor do débito estará no extrato, assim como o valor do seu salário ou de outros recebimentos.

Conta corrente: como colocar dinheiro nela

Se você abriu a sua conta e quer colocar o seu dinheiro nela, você pode fazer um depósito pelo caixa eletrônico, ou pelo caixa físico. Normalmente, o dinheiro cai em pouco tempo, permitindo que você já possa usá-lo movimentando a sua conta corrente.

Para que outros coloquem dinheiro na sua conta, eles também podem fazer um depósito pelo caixa eletrônico ou físico, ou, caso já tenham uma conta corrente, podem fazer uma transferência entre contas. Caso a conta seja na mesma instituição que a sua, o valor é transferido na mesma hora.

Porém, caso seja em uma instituição diferente, ele pode tanto cair na mesma hora, como só no dia seguinte, a depender do tipo de transação que for feita: uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou um DOC (Documento de Ordem de Crédito); enquanto a primeira cai no mesmo dia, a segunda cai só no dia útil seguinte.

Além disso, vale lembrar que, para que a TED caia no mesmo dia, a transação deve ser feita até o horário limite do banco. Caso seja feita depois desse horário, o valor só cairá na conta de destino no dia seguinte.

Conta corrente: quanto custa ter uma

A conta corrente é um serviço muito prático, e por isso, ela pode ter um custo – na maioria dos bancos e instituições. É comum que as contas tenham pacotes de serviços, que incluem transferências, saques, cheques, entre outros serviços. Esses pacotes, também chamados de ‘cestas de serviços’, têm um custo mensal ao titular da conta.

Além disso, também podem ser cobradas do correntista tarifas sobre as transações realizadas, como as TEDs e os DOCs, e outras taxas sobre a utilização de algum serviço específico, como o cheque especial ou um saque, por exemplo.

Por isso, não deixe de comparar as opções disponíveis no mercado para escolher a que possui todos os serviços que você precisa, com um bom atendimento e com as tarifas e taxas mais atrativas. Confira aqui quanto custa abrir uma conta corrente nos 5 principais bancos do país.

Conta corrente: onde ter uma

Você pode abrir a sua conta corrente em um banco tradicional, ou em outra instituição financeira que ofereça esse tipo de produto. Com o grande crescimento das contas digitais, é possível fazer a abertura em empresas como Nubank, C6 Bank, Neon, entre outras. Veja aqui qual a melhor opção para abrir a sua conta corrente tradicional, e saiba mais sobre as contas digitais mais abaixo.

Conta corrente: como abrir uma

Atualmente, é possível abrir uma conta corrente de maneira online em diversos bancos e empresas, no entanto, ainda existem lugares que exigem que você compareça em uma agência física para solicitar a abertura, como é o caso da Caixa Econômica Federal.

Ao escolher o banco ou instituição financeira para abrir a conta, procure no site da empresa a opção de abertura de conta. No Banco do Brasil, por exemplo, basta ir na parte de “Contas” e clicar em “Abrir minha conta corrente”. Já no Itaú, é só clicar em “abra sua conta” na parte de “Conta Corrente”. Veja aqui como abrir sua conta online em outros bancos.

Apesar de conseguir fazer o procedimento inicial pela internet, verifique se você terá que levar os documentos presencialmente na agência de sua escolha e quais documentos são esses. Normalmente, são solicitados os documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e um comprovante de renda, que pode ser os seus holerites.

Há ainda as empresas que permitem que você abra a conta pelo aplicativo próprio. Na maioria das vezes, essas empresas são bancos digitais, que oferecem as contas digitais.

Conta corrente: quais os serviços inclusos

O Banco Central, instituição responsável por regular e controlar todos os bancos e instituições financeiras em atividade, define alguns serviços chamados de Essenciais, que devem ser oferecidos obrigatoriamente e sem custo em todas as contas correntes. Confira na tabela abaixo os serviços e as suas quantidades mínimas.

Serviço Quantidade
Cartão de débito 1
Saques no caixa eletrônico ou guichê de caixa 4
Transferências entre contas da mesma instituição 2
Extratos no caixa eletrônico 2
Talão de cheque com 10 folhas por mês 1

Esses serviços são os essenciais e gratuitos. Caso você queira efetuar mais de 4 saques no mês, por exemplo, é direito do banco cobrar uma taxa por isso.

Outros serviços são as transferências entre contas de instituições diferentes, pagamentos de contas e impostos, conferência de extratos online, emissão de informe de rendimentos, entre outros.

Conta corrente: contas digitais

As contas digitais têm crescido cada vez mais por causa de sua praticidade e economia. Sendo um produto 100% digital, ela permite que a sua abertura seja feita de maneira digital – pela internet ou aplicativo no smartphone – e também as transações. Além disso, o principal benefício dessas contas é a isenção de tarifas. As empresas mais conhecidas que oferecem esse tipo de conta é a Nubank, Neon, Inter, Next, C6 Bank, entre outras.

Enquanto nas contas correntes tradicionais deve haver o pagamento de pacotes de serviços, as contas digitais não têm mensalidades e nem tarifas sobre as transações, possibilitando uma movimentação mais rápida do dinheiro que está depositado nela.

Caso você tenha aberto a sua conta digital, mas não tenha uma conta corrente tradicional, você pode emitir um boleto pela conta que acabou de abrir e efetuar o pagamento, e assim, o dinheiro vai para a sua conta.

Fique atento! Embora a isenção de tarifas seja real, pode haver a cobrança de algumas tarifas por serviços específicos, como saques; alguns bancos digitais já permitem que os seus correntistas façam saques, mesmo sem ter agências físicas, uma vez que a retirada é feita nos caixas eletrônicos da rede Banco 24 Horas, porém, o serviço é pago. Por isso, verifique todas as condições antes de fazer a contratação.

Clique aqui para saber mais sobre as contas digitais.

Conta 100% digital com tarifa zero por 1 ano
Abra sua conta no Banco Original em minutos e tenha transferências e saques ilimitados no Pacote Original Ilimitado!
Clique aqui e abra a sua.

Veja também!