Como fechar uma conta conjunta

  • Google+
  • LinkedIn

Como fechar uma conta conjuntaA conta conjunta tem praticamente a mesma função da conta corrente comum. E isso significa que tanto o processo de abertura de conta quanto o encerramento são parecidos entre as duas. Mas como a conta conjunta tem dois titulares liberados para fazer as transações, os depósitos e os pagamentos, estes titulares precisam assinar o contrato que encerra a conta em comum. O único caso em que um titular da conta conjunta assinará sozinho será quando ele tiver uma procuração para fazer isso.

Então, se você deseja fechar a sua conta conjunta, veja abaixo as etapas deste processo e os cuidados que você precisa ter.



Como fechar a conta conjunta

1. Pague todas as dívidas e débitos que você possa ter com o banco. Isso porque o encerramento não será feito caso existam pendências no cheque especial, por exemplo. Se você não sabe o valor exato das dívidas, peça esta informação para o gerente ou para algum funcionário da agência.

2. Cancele todas as contas que você colocou no débito automático, como luz, celular e telefone, e avise para as empresas qual a sua nova conta corrente. Se você não tomar esse cuidado, corre o risco de ficar endividado porque o débito não foi feito.

DICA: Se você ou outro titular tiverem restituição de imposto de renda para receber nessa conta, informe a nova conta na Central de Atendimento do Banco do Brasil (tel: 4004-0001 para capitais e 0800-729-0001 demais localidades, das 8 às 21h) assim que a sua restituição for liberada.



3. Assim que quitar o que deve, vá ao banco acompanhado do outro titular e peça para encerrar a conta conjunta. Aproveite e avise que você quer receber um protocolo assinado pelo banco que informe a data do encerramento da conta. Guarde esse papel porque ele garante que o fechamento da conta foi feito.



4. Ainda nesta visita ao banco, leve todos os cartões e os talões de cheque que estiverem com vocês. Devolva esse material e peça um recibo que comprove a entrega destes objetos. Guarde também este recibo porque você garante que não precisará pagar por isso futuramente.

5. Confirme se a conta foi encerrada. O banco deve comunicar por telefone ou e-mail que fechou a sua conta conjunta – e ele tem um prazo de até 30 dias a partir do pedido de encerramento. Mas procure verificar se a conta realmente deixou de existir e evite cobranças erradas futuramente.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.