Compare os juros de empréstimo e cheque especial dos bancos - Konkero

Compare os juros de empréstimo e cheque especial dos bancos

Descubra a média cobrada pelos principais bancos do país e veja se você está pagando mais do que deveria.

Sempre que você precisar pegar um empréstimo, é importante perguntar quais são as taxas de juros cobradas por mês. Conforme o valor cobrado, o dinheiro que você pagará pelo empréstimo será maior do que o contratado. Para não prejudicar demais seu orçamento, o ideal é comparar os juros no maior número de bancos que conseguir. O Procon-SP divulga mensalmente os juros cobrados em seis bancos brasileiros no empréstimo pessoal e no cheque especial. Confira a seguir as taxas de julho de 2019 e veja quais instituições você deveria evitar.

As taxas de juros do empréstimo pessoal e cheque especial

Caixa Econômica Federal

Para empréstimo pessoal, a Caixa tem a taxa de 5,50% ao mês sobre o valor contratado, possibilitando o parcelamento em até 60 vezes, conforme o relacionamento do cliente com o banco.

Já no cheque especial, a taxa é de 13,45% ao mês. A Caixa não informa se oferece aos seus correntistas a carência de 10 dias sem juros, portanto, é necessário verificar com o seu gerente a possibilidade de ter o benefício.

Banco do Brasil

A taxa mensal de empréstimo pessoal no Banco do Brasil é de 6,11%, com as vantagens de até 6 meses para começar a pagar e parcelamento de até 96 vezes.

No cheque especial, a taxa é de 12,49%, sendo a mais baixa do mercado em julho. Clientes Estilo contam com o benefício de 10 dias sem juros, porém, o banco não informa se os demais clientes também têm o mesmo direito. É válido consultar o seu gerente.

Banco Safra

O Banco Safra possui a taxa de empréstimo pessoal de 5,90% ao mês, um pouco acima da cobrada pela Caixa Econômica.

No cheque especial, a taxa é de 13,30% ao mês, perdendo apenas para o Banco do Brasil.

Banco Itaú

No Banco Itaú, a taxa do empréstimo pessoal é 6,27% ao mês, possibilitando que o cliente só comece a pagar depois de 90 dias, e que faça o parcelamento em até 60 vezes.

A taxa do cheque especial é de 13,45% ao mês, permitindo que clientes que atendam aos requisitos do banco tenham 10 dias sem juros. Você pode conferir esses requisitos aqui.

Banco Bradesco

A taxa de empréstimo pessoal no Banco Bradesco é de 6,22% ao mês, com parcelas a partir de R$ 20,00 e parcelamentos de até 48 vezes.

No cheque especial, a taxa é de 13,45% ao mês, possibilitando que clientes Exclusive tenham até 12 dias sem juros. Confira com seu gerente se demais clientes também têm o mesmo benefício.

Banco Santander

No Banco Santander, a taxa de empréstimo pessoal é de 7,89% ao mês, permitindo que o devedor comece a pagar após 59 dias da contratação, e faça o parcelamento em até 60 meses.

Já o cheque especial, tem taxa de 14,93% ao mês, garantindo 10 dias, corridos ou não, de isenção de juros a todos os clientes.

A coleta dessas informações foi no dia 14/08/2019 e as fontes foram os dados do PROCON e dos sites das respectivas instituições financeiras.

Veja que o banco Santander tem as maiores taxas de juros, tanto no empréstimo pessoal como no cheque especial. Então, se você pegar esse crédito com eles, sairá muito mais caro do que no outros bancos citados. Já a Caixa oferece os menores juros do empréstimo pessoal, e o Banco do Brasil, as menores taxas do cheque especial, que ainda são altas.

Fique de olho!

É importante perguntar os juros, mesmo que você faça a comparação online. Isso porque os bancos podem usar taxas maiores dependendo do seu perfil financeiro e, nesse caso, você terá um grande prejuízo.

Veja também