5 desvantagens de fazer uma capitalização

  • Google+
  • LinkedIn

Conheça quais são as desvantagens de contratar um título de capitalização. Confira!

fazer uma capitalização



Para conseguir fechar a venda, os bancos não contam todas as desvantagens que existem ao fazer uma capitalização. O que eles divulgam, na verdade, é algo difícil de acontecer: a chance de ser sorteado. Sem contar que você corre risco de perder dinheiro que colocar ali. Então, se tentarem vender a capitalização como uma boa forma de economizar, não caia nessa.

As cinco desvantagens em fazer uma capitalização

1. O dinheiro rende pouco

Mesmo que você resgate o dinheiro só no final do prazo da capitalização, ele terá um rendimento menor do que se você depositasse essa quantia na poupança. E o banco ainda pode descontar uma taxa de administração. Ou seja: no final, existe a chance de você sacar menos do que aplicou.

2. Você não resgata o dinheiro quando quiser

Algumas capitalizações têm um período de “carência”, que é o tempo em que o dinheiro fica preso. Geralmente, esse período dura 12 meses. Então, você não vai conseguir resgatar valor nenhum no primeiro ano de capitalização, mesmo que precise muito desse dinheiro.

3. Se você tirar o dinheiro todo antes do final do prazo, terá prejuízo

Esta é uma das principais desvantagens da capitalização. Quando terminar o período de carência, você poderá resgatar a sua aplicação, mas saiba que o valor resgatado antes do final do prazo de pagamento sempre será menor do que o dinheiro que você aplicou.

4. O banco pode cancelar o seu título

Se você comprou uma capitalização mensal e deixou de pagá-la por algum motivo, o banco tem direito de cancelar essa aplicação. E, nesse caso, você só vai receber uma parte do que já pagou, como se fizesse um resgate antecipado.



5. A chance de ser sorteado é pequena

Algumas capitalizações têm tantos participantes que fica quase impossível ser sorteado – as chances são menores do que ganhar na loteria, por exemplo.



Se você quer começar a investir, aposte na poupança. Ela é segura e o seu dinheiro vai render um pouco a cada mês.  Veja por que vale mais a pena fazer uma poupança.]





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.