Carregando...

InícioPostsBanco - Investimentos

Investimento em CDB: tudo que o você precisa saber

Investimento em CDB: tudo que o você precisa saber

Entenda como funciona o Certificado de Depósito Bancário e saiba ganhar dinheiro com essa aplicação.  O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um tipo de investimento comum e com pouca chance de dar prejuízos. Quando você faz um CDB, está emprestando dinheiro para o banco e, por isso, recebe o pagamento de uma taxa […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Entenda como funciona o Certificado de Depósito Bancário e saiba ganhar dinheiro com essa aplicação. 

O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um tipo de investimento comum e com pouca chance de dar prejuízos. Quando você faz um CDB, está emprestando dinheiro para o banco e, por isso, recebe o pagamento de uma taxa – e é aí que você tem lucro.

Como esse investimento costuma ser seguro, ele é indicado para quem está começando a investir, sem contar que você pode aplicar qualquer valor. Mas saiba que o Certificado de Depósito Bancário começa a valer a pena quando você investe, no mínimo, R$ 5 mil.

Todo CDB tem uma taxa e um prazo para você conseguir retirá-lo. Contudo, fique atento a estas condições antes de decidir qual aplicação comprar. Saiba mais sobre esse investimento e faça seu dinheiro render!

Como escolher o CDB

Procure saber duas informações principais: a liquidez, que é o tempo em que você poderá ter de volta o dinheiro que investiu, e a taxa, responsável pelo tamanho do rendimento da aplicação. Confira.

Liquidez

Você precisa saber por quanto tempo será obrigado a deixar no CDB o dinheiro que investiu. Isso significa que, se você precisar dessa grana, não poderá fazer o saque a qualquer momento, como acontece na poupança, pois terá que esperar esse prazo terminar. É importante saber que, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maior será o rendimento. Então, só escolha um CDB com um prazo maior se você achar que não vai precisar desse dinheiro tão cedo.

Taxa pré-fixada ou pós-fixada

Quando ela é pré-fixada, será definida na hora em que você faz o CDB. E isso significa que seu dinheiro vai render sempre em cima dessa mesma taxa e ela não muda. Você saberá antes qual será o rendimento. Já as taxas pós-fixadas serão definidas mensalmente, conforme a situação da economia do país. Isso quer dizer que elas podem cair ou subir, fazendo seu rendimento ser menor ou maior – e você não pode controlar isso.

Dica Konkero!

Prefira um CDB com taxa pré-fixada, porque você consegue prever o rendimento do investimento. Principalmente se você é novo nesse mercado, a pré-fixada pode ser uma boa opção para começar a aplicar seu dinheiro. Em relação à liquidez, escolha um CDB que tenha a maior rentabilidade, que são aqueles que prendem seu investimento por mais tempo. Mas confirme em quanto tempo poderá resgatá-lo e, se o prazo oferecido for longo demais, procure uma opção que libera o acesso ao dinheiro em menos tempo.

O que saber sobre o CDB

1. Ele é seguro, pois tem o suporte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

O FGC existe para reembolsar investidores que perdem o dinheiro aplicado quando o banco ou a corretora vão à falência. Nem todos os investimentos contam com essa segurança, mas o CDB está nessa lista de beneficiados. Então, não se preocupe, pois a grana investida no CDB estará segura, principalmente se você escolher um banco médio ou grande. “Normalmente, os investidores compram CDBs de bancos mais conservadores, pois eles captam mais dinheiro e oferecem mais empréstimos, então, o risco de quebrarem é bem menor”, explica Silvio Paulo Hilgert, diretor Acadêmico da XP Educação e Sócio da XP Investimentos Holding.

2. Você pode negociar as taxas

Na maior parte dos bancos e corretoras, é possível tentar uma taxa melhor para seu CDB. Por isso, não aceite a primeira oferta sem negociar. Mas para ter argumentos e conseguir um rendimento melhor, você precisa pesquisar as condições oferecidas em outros lugares. Então, procure CDBs com o mesmo prazo para saque do dinheiro (liquidez) e mesmo tipo de taxa (pré ou pós-fixada). Nessa conversa, mostre quais taxas estão maiores e tente convencer o banco a melhorar as condições.

3. Não dá para depositar mensalmente no CDB

Quando você faz uma aplicação no CDB, não consegue colocar mais dinheiro ali após algum tempo, como acontece com a conta poupança. Então, o que você pode fazer é pensar se o dinheiro que está disponível para investimento atualmente é a maior quantia que você consegue juntar nos próximos meses. Se achar que pode aumentar essa grana, espere mais um pouco antes de comprar o CDB e invista um valor maior.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes