Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Pix: o que é e como funciona?

logo pix

Pix: o que é e como funciona?

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central e promete muita praticidade. Saiba mais! A novidade criada pelo Banco Central é o Pix, um novo meio de pagamentos instantâneos que funciona como uma transferência entre contas com tempo de compensação imediato. Além disso, a transação também pode ser feita em qualquer […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central e promete muita praticidade. Saiba mais!

logo pix

A novidade criada pelo Banco Central é o Pix, um novo meio de pagamentos instantâneos que funciona como uma transferência entre contas com tempo de compensação imediato.

Além disso, a transação também pode ser feita em qualquer horário de qualquer dia, inclusive finais de semana e feriados. Em até 10 segundos, aproximadamente, o dinheiro transferido estará na conta de destino, independente se for um dia de expediente bancário ou não.

Saiba mais sobre o Pix e veja quais vantagens você pode ter com esse novo meio de pagamento.

O que é o Pix

O Pix é uma forma de pagamento. Na prática, ele funciona como uma transferência entre contas, mas é mais simplificado. Esta novidade pode ser usada entre pessoas físicas para transferências entre contas em situações diversas, como também em estabelecimentos comerciais.

Pessoas jurídicas podem optar pelo Pix e permitir que seus clientes paguem suas compras pelo meio de pagamentos instantâneos. Além disso, também é possível utilizá-lo no pagamento de contas, impostos e taxas.

Como o Pix funciona

O Pix tem funcionamento semelhante ao da TED e do DOC. Ao realizar um Pix, você transfere um valor da sua conta para outra conta e a compensação é imediata. Sendo assim, ele também se assemelha às transferências entre contas do mesmo banco, nas quais os valores caem na mesma hora.

No caso do Pix, a quantia vai cair na mesma hora mesmo que a transação seja entre bancos diferentes e em horários incomuns, como depois das 18h, por exemplo.

Ele também é mais barato do que a TED e o DOC. Independente do banco onde você tem conta, o Pix será gratuito para pessoas físicas. Portanto, com ele você terá uma ótima economia, principalmente se o seu banco cobra uma tarifa alta em transferências para outros bancos e se você costuma fazer várias transferências.

Já para as pessoas jurídicas, o Pix também poderá ser usado como forma de pagamento. Neste caso, o empreendimento precisa oferecer aos clientes a opção de pagar as compras fazendo um pagamento instantâneo.

Quando ele estará disponível para uso?

O anúncio do Pix foi feito em fevereiro de 2020, no entanto, apenas em novembro é que ele ficará plenamente disponível para uso.

Até o dia 5 de outubro, os interessados puderam manifestar o seu interesse no novo meio de pagamento junto aos bancos e instituições financeiras onde têm conta. A partir desta data até o começo de novembro, eles poderão fazer o cadastro das suas chaves Pix.

Em 16 de novembro, o Pix oficialmente irá entrar em vigor no sistema financeiro brasileiro, podendo ser usado por todos os cidadãos que têm uma conta corrente ou poupança.

Como fazer o pagamento instantâneo

Se você precisar usar o Pix para fazer uma transferência para outra pessoa ou para qualquer outra conta, basta buscar a opção de Pix na sua conta corrente ou poupança, selecionar a opção de pagamento e inserir a chave da conta de destino. A transferência também poderá ser feita mediante a leitura do QR Code da conta de destino.

O QR Code pode ser estático ou dinâmico. O estático é um código que não se altera, sendo sempre o mesmo para receber um pagamento via Pix. Já o dinâmico é alterado a cada transação, sendo único para cada transferência.

Se você quiser utilizar o Pix para receber pagamentos de seus amigos e conhecidos, será necessário cadastrar as chaves Pix, também chamadas de chaves de endereçamento. Para fazer o cadastro, procure a opção de Pix na sua conta corrente ou poupança e cadastre o seu CPF, e-mail e/ou celular.

É possível cadastrar até cinco chaves diferentes para uma mesma conta, no entanto, não dá para cadastrar uma única chave para contas diferentes. Sendo assim, se você cadastrar seu CPF na conta do banco X, não poderá cadastrá-lo na conta do banco Y. Neste caso, você terá que cadastrar ou o seu e-mail ou o seu número de celular nesta conta.

Onde utilizar o Pix

Quando este novo meio de pagamentos estiver disponível para todo o público, será possível utilizá-lo em diversas situações do dia a dia. Use-o para fazer e receber transferências, para comprar produtos e pagar serviços em estabelecimentos comerciais, nas compras online, para pagar impostos e taxas do governo e ainda para pagar as tarifas do transporte público.

Quais são as vantagens do Pix?

Entre as várias vantagens do Pix, a principal está na rapidez com que os valores saem da conta de origem e chegam à conta de destino, mesmo em dias em que não há expediente bancário.

Dessa forma, não é necessário esperar o próximo dia útil pra ter acesso ao dinheiro que é devido, e nem agendar uma transação, uma vez que ela pode ser feita e funciona a qualquer horário de qualquer dia.

Mais um benefício da nova transação é que ela não possui um limite de valor, como o DOC. Apesar disso, os bancos podem determinar sim alguns limites para evitar golpes e fraudes.

Além disso, o Pix ainda é gratuito. Ele oferece mais vantagens do que os outros tipos de transferências entre contas e ainda é mais barato. Assim, será possível ter toda essa praticidade sem ter que pagar nada por isso.

Veja quais são as outras vantagens do Pix!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes