Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Pix: conheça as vantagens do pagamento instantâneo

Leitura de Qr Code para Pix

Pix: conheça as vantagens do pagamento instantâneo

Os bancos farão pagamentos instantâneos em qualquer dia e horário, além de oferecerem o serviço gratuitamente para alguns clientes. Conheça as vantagens do Pix. Com o apoio do Banco Central, os bancos disponibilizarão nos próximos dias uma nova modalidade de pagamentos e transferências bancárias. O Pix é uma forma instantânea de fazer transações de valores […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Os bancos farão pagamentos instantâneos em qualquer dia e horário, além de oferecerem o serviço gratuitamente para alguns clientes. Conheça as vantagens do Pix.

Com o apoio do Banco Central, os bancos disponibilizarão nos próximos dias uma nova modalidade de pagamentos e transferências bancárias. O Pix é uma forma instantânea de fazer transações de valores entre contas. Mesmo que a TED e o DOC já facilitem o cotidiano dos clientes, o Pix poderá ser feito a qualquer momento. Além disso, a transferência ou o pagamento cairão na conta do recebedor na hora, sem precisar depender do horário bancário. Confira as vantagens do Pix e saiba mais sobre o serviço bancário.

5 vantagens de usar o Pix no dia a dia

De acordo com o Banco Central, a disponibilização do Pix aumenta a eficiência e a competitividade do mercado financeiro brasileiro. Isso porque o sistema diminui o tempo de transferências e pagamentos, facilitando o recebimento de valores por bancos e outras empresas. Conheça os 5 principais benefícios do Pix para correntistas, bancos e demais usuários.

Serviço disponível 24 horas por dia

A TED, quando feita em dias úteis e dentro do horário bancário, pode cair em poucos minutos na conta bancária que receberá o valor. Mesmo assim, dependendo dos valores, a transferência pode demorar alguns minutos e até horas para ser feita. Além disso, se a TED for feita próxima das 17h00, é provável que o depósito fique disponível apenas na manhã do próximo dia útil.

O Pix, por outro lado, estará disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Desse modo, o pagador e o recebedor não terão que depender totalmente do funcionamento bancário para efetuar pagamentos e outras movimentações.

Transferências e pagamentos instantâneos

As transferências disponibilizadas hoje pelos bancos, como TED e DOC, possuem um tempo para serem efetuadas. O Pix fará a transação de valores e pagamentos de forma instantânea, diminuindo o tempo da disponibilização dos recursos de minutos e horas para até 10 segundos.

Para quem efetua pagamentos e transferências perto do limite de vencimento, o Pix será uma alternativa, pois os pagamentos terão menos chances de atrasarem e sofrerem a incidência de juros.

Compatível com outros recursos de pagamentos

Os bancos, empresas de pagamentos e outros estabelecimentos também poderão utilizar o Pix com o recebimento de valores por leitura de QR Code. Por isso, o valor de compras e demais transferências ficará disponível ao recebedor em poucos segundos, melhorando o seu fluxo de caixa.

Atualmente, o tempo de aprovação de compras online e em lojas físicas pagas à vista com boleto bancário é de até 2 dias úteis. Com o Pix, a empresa receberá o dinheiro no ato da compra, efetuando a emissão de nota fiscal e o pedido para o cliente em menos tempo.

Transações sem limites de valores e para qualquer finalidade

Segundo o Banco Central, o pagamento instantâneo eletrônico não possui limite de valores. É possível fazer não só transferências de quantias menores, como também de cobranças e negociações mais altas. Desse modo, pessoa física e pessoa jurídica de diferentes ramos poderão utilizar a tecnologia Pix.

Entretanto, alguns bancos e empresas de pagamentos podem estabelecer um teto de valores das transações na conta. Por isso, ao começar utilizar o Pix, procure saber a respeito dos limites de uso determinados pelo seu banco.

Contudo, pagamentos de bens e serviços para empresas ou pessoas, de forma presencial ou online, serão feitos em poucos segundos por meio do Pix.

Fluxo de dados com informações da transferência

As transferências bancárias já feitas pelo internet banking e via aplicativo apresentam apenas informações básicas sobre a operação. Com o pagamento instantâneo, alguns dados da transação ficarão anexados à chave de acesso e ao QR Code, como datas de vencimentos e informações de compras. Com isso, o Pix ajudará lojas e outros tipos de negócios a receberem pedidos e dados da compra, junto com o valor.

O Pix é seguro?

O Pix está em desenvolvimento pelo Banco Central há alguns anos. A implementação do sistema no mercado brasileiro começou a ser feita após inúmeras fases de testes, análises e reuniões. Nesse sentido, espera-se que a ferramenta cumpra o propósito de viabilizar transferências e pagamentos rápidos, mas, ao mesmo tempo, seguros.

Transferências e pagamentos só serão feitos mediante autorização do correntista com a chave de acesso ou QR Code gerado no aplicativo ou internet banking, o que eliminará a necessidade de preencher todas as informações da conta corrente. Vale lembrar que o Pix é um tipo de operação bancária, por isso, segue todos os critérios de proteção e segurança dos dados.

Como funciona o pagamento instantâneo (Pix)

Os principais objetivos do Pix são facilitar e agilizar os pagamentos feitos no dia a dia. Por isso, o correntista terá que cadastrar uma chave de acesso no aplicativo do seu banco ou pelo internet banking. Ela será uma espécie de senha para autorizar as transações, além de dispensar o preenchimento de todos os dados bancários.

A chave de acesso pode ser a inscrição do CPF ou CNPJ, o número do telefone celular, endereço de e-mail ou uma chave emitida aleatoriamente. É possível registrar até 5 chaves como pessoa física e 20 chaves sendo pessoa jurídica.

Outra forma de fazer as transferências é gerando um QR Code no sistema Pix. No aplicativo ou site do banco, o código é gerado e, quando lido por outro smartphone, o pagamento é feito. São dois tipos:

  • QR Code Estático: utilizado em múltiplas transações, com valores fixos ou diferentes.
  • QR Code Dinâmico: código usado para cada transação. Pode ser gerado por quem efetuará o pagamento ou recebê-lo, além de cadastrar outras informações de identificação.

Além dessas opções, os bancos devem permitir que o correntista faça um Pix com os dados bancários e pessoais do recebedor, como é feito em transferências TED e DOC.

O sistema de transferências e pagamentos instantâneos está disponível nos aplicativos dos bancos e online, no internet banking. Por isso, os correntistas devem usar uma das plataformas para aproveitar todas as vantagens do Pix em seu banco.

Quanto custa a operação de transferência instantânea nos bancos?

De acordo com o Banco Central, a cada 10 transferências e pagamentos instantâneos, serão tarifados R$ 0,01 (1 centavo) sobre as operações. Pelo custo ser baixo, grande parte dos bancos assumiram os custos e oferecerão o Pix gratuitamente, como já acontece em boa parte das instituições financeiras com contas digitais para as demais transferências bancárias (TED e DOC).

Entretanto, as empresas e empreendedores com conta corrente PJ deverão entrar em contato com os bancos para saber sobre os custos de usar a tecnologia Pix na hora de receber pagamentos de produtos e serviços. Como ocorre com o uso de maquininhas de cartão, os bancos tendem a cobrar taxas e encargos sobre o sistema instantâneo de transações.

Onde é possível fazer um Pix?

O Banco Central anunciou a implementação do Pix no mercado financeiro brasileiro em fevereiro de 2020, mas o sistema só estará liberado para correntistas a partir de novembro deste ano. Mesmo assim, alguns bancos e empresas já anunciaram o lançamento do novo meio de pagamentos e transferências entre os seus produtos e serviços.

Desde o início de outubro, o Banco do Brasil, a Caixa, o Itaú e o Santander passaram e receber o cadastro da chave de acesso dos interessados em fazer os pagamentos e transferências instantâneos. O Bradesco também liberou um pré-cadastro de correntistas via WhatsApp (Sistema Bia).

Os bancos digitais, com operação online e via aplicativo, irão aderir ao Pix do Banco Central e suas vantagens. Entre os confirmados estão o Nubank, a conta PagBank do PagSeguro e o Banco Original. Ambos já liberaram o pré-cadastro da chave de acesso para os clientes por meio do aplicativo.

Contudo, o Pix será liberado integralmente aos correntistas e empresas em 16 de novembro para pagamentos e transferências bancárias rápidas, em qualquer dia e horário.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes