Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Os cuidados ao encerrar uma conta no banco

Os cuidados ao encerrar uma conta no banco

Confira quais são os cuidados que você deve tomar ao encerrar uma conta no banco. Começo de ano é uma ótima oportunidade para organizar a vida financeira. Um exemplo é fechar aquela conta corrente que não possui movimentações há um tempo. Dessa forma, você evita a cobrança de possíveis tarifas de manutenção e consegue manter […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Confira quais são os cuidados que você deve tomar ao encerrar uma conta no banco.

Começo de ano é uma ótima oportunidade para organizar a vida financeira. Um exemplo é fechar aquela conta corrente que não possui movimentações há um tempo. Dessa forma, você evita a cobrança de possíveis tarifas de manutenção e consegue manter a organização dos valores disponíveis para pagar contas.

Isso parece simples, mas acredite: pode dar uma dor de cabeça. Por isso, fique atento a alguns detalhes e evite problemas no futuro.

Como fechar a conta do banco

Para fechar a conta, você não pode ter dívida nenhuma com o banco. Ou seja, se está usando dinheiro do cheque especial, você terá que pagar esse valor primeiro.

Com a situação regularizada, vá até o banco e avise que pretende fechar a conta corrente. Formalize seu pedido por escrito e exija que o banco entregue um protocolo assinado e com a data do encerramento. Assim você tem como provar que já solicitou o fim da conta, caso tenha algum problema mais tarde.

Devolva cartões e talões de cheque que estão com você e peça um recibo que comprove que você já devolveu esses produtos. Isso porque se acontecer algum débito desta data em diante, ele não poderá ser relacionado a você.

Cancele contas que estão no débito automático, como luz, celular e telefone e avise para as empresas qual a sua nova conta corrente.

Atenção!

Se você tiver restituição de imposto de renda para receber nessa conta você deve informar a nova conta no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. Acesse o extrato de declaração do IRPF na seção “Restituição e Compensação”. Depois, clique em Extrato do Processamento da DIRPF.  No item “Demonstrativo do Crédito da Restituição”, ao final da página, clique em “Alterar dados bancários para crédito da restituição” e preencha com os novos dados bancários.

Outra opção é fazer uma declaração retificadora informando a nova conta. Ao fazer a retificação, a data de entrega da declaração passa a ser a data da retificação, com isso você pode receber mais tarde sua restituição.

Após resolver todos esses trâmites, confirme se a conta foi encerrada. Os bancos têm o prazo de 30 dias para fechar uma conta, e você deverá ser comunicado por telefone ou e-mail que não possui mais vínculos com a instituição bancária.

Tomando esses cuidados, você evita que o banco continue cobrando taxas e serviços na conta encerrada e que podem virar uma dívida para você! 

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes