Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Entenda como funciona a conta conjunta

Entenda como funciona a conta conjunta

Veja quais as vantagens e as desvantagens de ter uma conta conjunta e o que fazer para abrir uma. Existe uma conta bancária que pode ter dois correntistas ao mesmo tempo, sabia dessa? Chamada de conta conjunta, ela tem as mesmas funções de uma conta corrente comum, mas permite que duas pessoas controlem todo o dinheiro […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Veja quais as vantagens e as desvantagens de ter uma conta conjunta e o que fazer para abrir uma.

Existe uma conta bancária que pode ter dois correntistas ao mesmo tempo, sabia dessa? Chamada de conta conjunta, ela tem as mesmas funções de uma conta corrente comum, mas permite que duas pessoas controlem todo o dinheiro e todas as transações feitas neste mesmo lugar.

Quem pensa em abrir uma conta conjunta precisa conhecer as duas opções oferecidas pelos bancos: a conta solidária e a conta simples, ou não-solidária. Veja as principais diferenças entre elas:

Conta conjunta solidária

Aqui, qualquer um dos titulares consegue movimentar o dinheiro e fazer operações, sem precisar da aprovação do outro correntista para usar a quantia disponível na conta.

Essa modalidade de conta corrente conjunta é comum entre casais e familiares, porque os correntistas que compartilham a conta devem confiar no outro responsável para gerenciar os valores e fazer as movimentações.

Conta conjunta simples ou não solidária

Nesse caso, os dois titulares precisam aprovar as transações um do outro. Ou seja, não dá para fazer um pagamento ou uma transferência sem que o outro saiba e aprove a operação. Em termos de segurança, esta conta é uma opção para monitorar as transações e pagamentos, e necessita da liberação pelas partes responsáveis da conta conjunta.

Como abrir uma conta conjunta

A única diferença entre abrir uma conta corrente normal e uma conta conjunta é que nessa você precisará levar os documentos das duas pessoas que estão abrindo a conta em conjunto até a agência do banco escolhido. Além disso, os dois titulares precisarão assinar os papéis envolvidos no processo de abertura de conta.

O que avaliar antes de abrir uma conta conjunta

Veja se você está preparado para ter uma conta no banco com outra pessoa. Tente responder a essas perguntas: um sabe qual o salário do outro? Já fizeram um orçamento do mês juntos? Sabem dos gastos e das contas que cada um costuma pagar? Estão dispostos a dividir o dinheiro? Além disso, saiba que vocês vão precisar de mais disciplina e controle com esta conta, porque os dois poderão gastar ao mesmo tempo. Confira o que mais você precisa saber antes de abrir essa conta:

1. As cobranças podem aumentar

A conta conjunta abre espaço para o outro titular controlar exatamente tudo que você faz com seu dinheiro. Nessa hora, surgem as cobranças para economizar mais ou comprar algo que você não quer tanto assim. Mesmo se você acredita que não terá problemas com esse tipo de atitude, procure definir um valor médio para cada um gastar no mês ou economizar.

2. O parceiro saberá tudo que você gastou

Para quem gosta de liberdade ou prefere não dar satisfações sobre assuntos financeiros pessoais, a conta conjunta pode ser uma má ideia, porque informa todos os gastos do outro. Se você não se sente bem com essa situação, talvez seja melhor continuar com uma conta exclusiva.

Se vocês decidirem abrir a conta juntos, clique aqui e veja como pedir a sua.

Como fechar uma conta conjunta

Isso depende do contrato, mas no geral só é permitido o encerramento com um pedido assinado por todos os titulares. Porém, existem exceções. Se você quiser fechar a conta e não conseguir porque o outro titular não assinou o papel, precisará de uma notificação extrajudicial solicitada por um advogado. Esse documento deverá explicar que você não deseja mais ter a conta, então você deixará de ser um dos titulares. Saiba mais sobre como fechar a conta conjunta.

E se o outro titular morrer?

Nesse caso, você continua tendo acesso à conta, mas deve informar o banco o quanto antes, levando a certidão de óbito. Se você também for o titular, continuará com ela, mas caso seja apenas o adjunto, terá que abrir uma nova conta e transferir o que for seu direito. Mas saiba que se a conta for do tipo solidária, os ativos passam do falecido aos descendentes, e não para o titular.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes