Carregando...

InícioPostsBanco - Conta corrente

Como fechar uma conta conjunta

Como fechar uma conta conjunta

Você e o outro titular da conta precisam assinar o pedido de encerramento da conta conjunta. Veja as etapas desse processo. A conta conjunta tem praticamente a mesma função da conta corrente comum. Isso significa que o processo de abertura de conta e o encerramento são parecidos entre as duas. Mas como a conta conjunta […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Você e o outro titular da conta precisam assinar o pedido de encerramento da conta conjunta. Veja as etapas desse processo.

A conta conjunta tem praticamente a mesma função da conta corrente comum. Isso significa que o processo de abertura de conta e o encerramento são parecidos entre as duas. Mas como a conta conjunta tem dois titulares liberados para fazer as transações, os depósitos e os pagamentos, estes titulares precisam assinar o contrato que encerra a conta em comum. O único caso em que um titular da conta conjunta assinará sozinho será quando ele tiver uma procuração para fazer isso.

Então, se você deseja fechar a sua conta conjunta, veja abaixo as etapas deste processo e os cuidados que você precisa ter.

Como fechar a conta conjunta

1. Pague todas as dívidas e débitos que você possa ter com o banco. Isso porque o encerramento não será feito caso existam pendências no cheque especial, por exemplo. Se você não sabe o valor exato das dívidas, peça esta informação para o gerente ou algum funcionário da agência.

2. Cancele todas as contas que você colocou no débito automático, como luz, celular e telefone, e avise para as empresas qual a sua nova conta corrente. Se você não tomar esse cuidado, corre o risco de ficar endividado porque o débito não foi feito.

Dica Konkero

Se você ou outro titular tiverem restituição de imposto de renda para receber nessa conta, informe a nova conta no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. Acesse o extrato de declaração do IRPF na seção “Restituição e Compensação”. Depois, clique em Extrato do Processamento da DIRPF.  No item “Demonstrativo do Crédito da Restituição”, ao final da página, clique em “Alterar dados bancários para crédito da restituição” e preencha com os novos dados bancários.

3. Assim que quitar o que deve, vá ao banco acompanhado do outro titular e peça para encerrar a conta conjunta. Aproveite e avise que você quer receber um protocolo assinado pelo banco que informe a data do encerramento da conta. Guarde esse papel porque ele garante que o fechamento da conta foi feito.

4. Ainda nesta visita ao banco, leve todos os cartões e os talões de cheque que estiverem com vocês. Devolva esse material e peça um recibo que comprove a entrega destes objetos. Guarde também este documento, porque você garante que não precisará pagar por isso no futuro.

5. Confirme se a conta foi encerrada. O banco deve comunicar por telefone ou e-mail que fechou a sua conta conjunta – e ele tem um prazo de até 30 dias a partir do pedido de encerramento. Mas procure verificar se a conta realmente deixou de existir e evite cobranças erradas futuramente.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes